quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Centro Cultural Cartola apresenta programação para o mês de agosto

O Centro Cultural Cartola vem movimentando sua agenda com programações artísticas, culturais, esportivas e educativas. Com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e do Ministério da Cultura, o Centro realizará programações durante o mês de agosto com objetivo de resgatar e incentivar a preservação do samba, que em 2007 foi titulado Patrimônio Cultural do Brasil.

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (PROEXT), no dia 15 de agosto, às 14h, o local receberá a roda de conversa “A Arte do Bailado”. O evento contará com a presença dos coordenadores e alguns integrantes do Padedê do Samba (Núcleo gaúcho da Escola de Mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte), da Academia Paraense de mestre-sala,porta-bandeira e porta-estandarte de Belém-PA e ainda com a presença de Manoel Dionísio da Escola de Mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte, e da professora Renata Gonçalves, Antropóloga da UFF. Serão exibidos vídeos sobre o bailado do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira com posterior discussão sobre as transformações, as permanências e os principais desafios dessa arte.

Já no dia 18 de agosto, às 16h, a programação fica por conta do Cine-Debate "Mulatas! Um Tufão nos Quadris". Com direção de Walmor Pamplona e roteiro de Aydanno André Motta, o documentário mostra a vida de mulatas passistas das escolas de Samba do Rio de Janeiro. Após exibição do filme haverá debate com o diretor Aydanno Motta e as mulatas do filme. Seguido da Roda de Samba dos Berninis em homenagem aos passistas do Rio de Janeiro.

Serviço:
Centro Cultural Cartola
Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira, Rio de janeiro, RJ.
Data: 15/08/2014 – Sexta-Feira
Horário: 14hs - Entrada franca - fazer inscrição pelo email -cartola@cartola.org.br
Data: 18/08/2014
Horário: 16h - Entrada gratuita até 18h. (após esse horário, será cobrada a entrada normal da Roda de Samba, no valor de R$9,99)



Projeto Salvaguarda da dança do samba: memórias, políticas e preservação do patrimônio cultural

De: 01/01/2014  à  31/12/2014


Coordenador-Extensionista 
  Renata de Sa Goncalves

Instituição 
  UFF - Universidade Federal Fluminense

Unidade Geral 
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia

Unidade de Origem 
  GAP - Departamento de Antropologia

PARCERIA : CENTRO CULTURAL CARTOLA


Resumo da Ação de Extensão

Em parceria com o Centro Cultural Cartola, o projeto de extensão 'Salvaguarda da dança do samba' prevê a valorização e o intercâmbio de saberes relacionados à identificação e salvaguarda das 'matrizes do samba no Rio de Janeiro', bem cultural registrado pelo Iphan em 2007. Ao escolher como foco a dança, propomos o mapeamento e a organização de um ciclo de encontros com mestres-sala e porta-bandeiras do Rio de Janeiro, e com representantes de outros estados. O evento acompanha as politicas de preservação do patrimonio cultural e visa à salvaguarda das memórias e narrativas em torno das pessoas, lugares e objetos associados aos mestres-sala e porta-bandeiras. Pretende-se promover a organização de 'rodas de conversa' em que os dançarinos do RJ e de outros estados serão convidados a falar sobre suas experiencias e memorias. O projeto visa também a socialização e registro audiovisual dos depoimentos e dancas de modo a contemplar saberes e modos de transmissao entre gerações distintas de dançarinos e especificidades regionais. O foco principal do projeto é 'Escola Mestre Manoel Dionísio' que reune aprendizes e profissionais da dança. Contamos com a expertise de pesquisadores do Centro Cultural Cartola que realizam importante trabalho em torno do registro e da salvaguarda do samba, e darão apoio logístico e de pessoal. Contamos ainda com pesquisadores de outras instituicões que poderão contactar representantes locais da dança. O material produzido ficará sob a guarda do Centro Cultural Cartola e da Escola Mestre Dionisio. Para etapas futuras, vislumbramos edição e disponibilização de depoimentos em um site.

Palavras-chave
   samba, carnaval, dança, memória, patrimonio cultural

Público-Alvo
  Ao abrigar estudantes e professores de diferentes universidades interessados na tematica das escolas de samba, a parceria com o Centro Cultural Cartola, organizacao sem fins lucrativos, sediado na Mangueira, e a interlocução com a associação 'Escola de Mestre-sala e porta-bandeira Manoel Dionisio', o projeto de extensão envolve diferentes grupos sociais, focando especialmente como publico alvo os casais de mestre-sala e porta-bandeira, aprendizes e profissionais, detentores do conhecimento dessa dança popular no Rio de Janeiro. A maioria dos aprendizes da dança é formada por adolescentes e jovens (entre 14 a 30 anos) vinculados a diversas comunidades e escolas de samba do estado do Rio de Janeiro, residentes de diversos bairros e suburbios e inclusive de municipios como Niteroi, São Gonçalo, Nova Iguacu do estado do RJ. Alem de promover o encontro entre aprendizes, jovens e antigos mestres, agentes culturais e pesquisadores, que raramente têm a oportunidade de intercambiar suas experiencias, trajetórias, memórias e danças, ampliaremos esse forum de encontro sobre essa dança nobre, convidando alguns representantes da danca de mestre-sala e porta-bandeira de outros estados do país.

Situação
  Atividade EM ANDAMENTO

Contato
   Centro Cultural Cartola - Rua Visconde de Niterói,1296 Tel.: (21) 32345777 - Rio de Janeiro email: cartola@cartola.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário